PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

WIKIPEDIA

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2018

ARRUDA SÍRIA - Peganum harmala - Planta Toxica - 114





NÍVEL DE TOXICIDADE = 1







FAMÍLIA
Nitrariaceae

NOME CIENTÍFICO
Peganum harmala

SINONÍMIA

NOME POPULAR
Arruda síria, arruda selvagem, arruda africana, harmal

PARTE TÓXICA
Toda a planta contém o alcaloide , que foi usado em pesquisas com ratos, os resultados obtidos indicaram que os alcaloides da Peganum harmala têm uma alta toxicidade celular in vitro. Um efeito de lise celular (processo de destruição ou dissolução da célula causada pela rotura da membrana plasmática) ocorre após 24 horas e progride para completar a morte celular dentro de 48 a 72 horas, dependendo da concentração de alcaloides.

PRINCÍPIO ATIVO
Os alcalóides ativos das sementes de "Harmala" são compostos iMAO-A (inibidores da monoamina oxidase A): harmina e a harmalina. (C. Raetsch 2005). 
Harmina e Harmalina são inibidores reversíveis da MAO-A (RIMA)

SINTOMATOLOGIA
Na psico-navegação ocidental, o seu teor fortemente inibidor da monoamina oxidase O uso normal da Arruda síria tem um efeito psico-farmacológico, ativando plantas que de outro modo são inativas. Por vezes a Arruda síria é usada para fortificar e prolongar o efeito de substâncias ativas por si próprias. A Arruda síria impede a destruição dos neurotransmissores da monoamina, inibindo a ação das enzimas da monoamina oxidase, um processo com o nome de inibição da enzima MAO. Isto torna substâncias como DMT e 5-MeO-DMT ativas pelo uso oral, e faz com que uma experiência com cogumelos psilocibinos seja mais forte e dure mais tempo.
Pode causar problemas nas funções renais e hepáticas

TRATAMENTO

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
É uma planta perene que pode crescer até cerca de 0,8 m de altura,  mas normalmente tem cerca de 0,3 m de altura.  As raízes da planta podem atingir uma profundidade de até 6,1 m, se o solo onde está crescendo estiver muito seco.  Floresce entre junho e agosto no Hemisfério Norte .  As flores são brancas e têm cerca de 2,5–3,8 cm de diâmetro. [9] As cápsulas redondas de sementes medem cerca de 1 a 1,5 cm de diâmetro, [10] têm três câmaras e transportam mais de 50 sementes.

ORIGEM
Leste da India


Fontes
http://www.medicinanatural.com.br/arruda-siria-peganum-harmala/ .
https://azarius.pt/smartshop/herbs/psychedelic_herbs/peganum_harmala/ https://en.wikipedia.org/wiki/Peganum_harmala
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário