PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

WIKIPEDIA

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de junho de 2018

APÓCINO - Apocynum cannabinum - Planta Tóxica - 113




NÍVEL DE TOXICIDADE = 1







FAMÍLIA
Apocynaceae

 NOME CIENTÍFICO
Apocynum cannabinum

SINONÍMIA
Asclepiadaceae Borkh. (nom. cons.) Periplocaceae Schltr. (nom. cons.) Plumeriaceae Horan. Stapeliaceae Horan. Colete Vincaceae Willughbeiaceae J. Agardh NOME POPULAR

NOMES COMUNS
Dogbane , raiz de amy , dogbane de cânhamo , dogbane de pradaria , cânhamo indiano , raiz de reumatismo ou algodão selvagem

PARTE TÓXICA
Todas as partes da planta

PRINCÍPIO ATIVO
Possíveis glicosídeos cardíacos . Contém cmarinina , um agente cardiotônico

 SINTOMATOLOGIA
Se ingeridas podem causar parara cardíaca

TRATAMENTO
Pronto atendimemnto

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Apocynaceae é uma família de plantas com flores que inclui árvores , arbustos , ervas , plantas suculentas , e videiras , comumente conhecido como a família dogbane , (em grego, "longe do cão", pois alguns taxa foram usados ​​como veneno para cães). Membros da família são nativos dos trópicos ou subtrópicos europeus , asiáticos , africanos , australianos e americanos , com alguns membros temperados.  A família Asclepiadaceae (agora conhecida como Asclepiadoideae ) é considerada uma subfamília de Apocynaceae e contém 348 gêneros. Uma lista de gêneros de Apocynaceae pode ser encontrada aqui . Muitas espécies são árvores altas encontradas em florestas tropicais , mas algumas crescem em ambientes tropicais secos ( xericos ). Também ervas perenes de zonas temperadas ocorrem. Muitas dessas plantas têm látex leitoso e muitas espécies são venenosas se ingeridas. Alguns gêneros de Apocynaceae, como Adenium , têm látex lácteo separado de sua seiva, e outros, como Pachypodium , têm seiva clara e não contêm látex.

Apocynum cannabinum cresce em áreas abertas e arborizadas , valas e encostas. É encontrado em solos arenosos ou pedregosos , principalmente perto de riachos em lugares sombreados ou úmidos.
Apocynum cannabinum cresce até 2 metros / 6 pés de altura. As hastes são avermelhadas e contêm um látex leitoso capaz de causar bolhas na pele. As folhas são opostas , simples lanceoladas largas, 7 a 15 cm de comprimento e 3 a 5 cm de largura, inteiras e lisas por cima com pêlos brancos na parte inferior. Floresce de julho a agosto, tem sépalas grandes e uma corola branca de cinco lobos. As flores são hermafroditas (têm órgãos masculinos e femininos) e são polinizadas por mariposas e borboletas .

ORIGEM


Fontes:
en.wikipedia.oerg
Manual de Toxicologia Clíb=nica
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário