FAMÍLIA
Melianthaceae
NOME CIENTÍFICO
Veratrum spp
SINONÍMIA
Melanthium J.Clayton ex L. Helleborus Gueldenst. 1791, homônimo ilegítimo não L. 1753 ( Ranunculaceae ) Leimanthium Willd. Anepsa Raf. Evonyxis Raf. Acelidanthus Trautv. ; CAMey.
NOME POPULAR
PARTE DA PLANTA
Todas as partes
PRINCÍPIO ATIVO
Alcaloides esteroides altamente tóxicos como por exemplo, veratridina
SINTOMAS
Altamente toxico esses alcaloides ativam os canais iônicos de sódio e causam insuficiência cardíaca rápida e morte se ingeridos. Todas as partes da planta são venenosas, com a raiz e os rizomas sendo os mais venenosos. Os sintomas geralmente ocorrem entre 30 minutos e 4 horas após a ingestão e incluem náuseas e vômitos , dor abdominal, dormência, dor de cabeça , sudorese , fraqueza muscular, bradicardia , hipotensão , arritmia cardíaca e convulsões] As toxinas são produzidas apenas durante o crescimento ativo. Nos meses de inverno, a planta degrada e metaboliza a maioria de seus alcaloides tóxicos. Os nativos americanos colheram as raízes para fins medicinais durante esse período inativo.
TRATAMENTO
O tratamento para envenenamento inclui descontaminação gastrointestinal com carvão ativado seguido por tratamento de suporte, incluindo antieméticos para náuseas e vômitos persistentes, juntamente com atropina para tratamento de bradicardia e reposição de fluidos e vasopressores para o tratamento da hipotensão.
Veratrum são perenes herbáceas vigorosas com rizomas negros altamente venenosos e panículas de flores brancas ou marrons em caules eretos. Em inglês eles são conhecidos como falsos hellebores e corn lilies . O veratrum não está intimamente relacionado aos heléboros , nem se assemelha a eles.
ORIGEM
Europa, Asia e América do Norte
Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Veratrum
http://www.saude.ufpr.br/portal/medtrab/wp-content/uploads/sites/25/2016/08/Manual-de-Toxicologia-Cl%C3%ADnica_pdf.pdf
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário