NOME CIENTÍFICO
Cerbera odollam
SINONÍMIA
NOME POPULAR
Cerbera odollam é conhecido por vários nomes vernaculares, dependendo da região. Estes incluem othalam (ഒതളം) na língua malaiala usada em Kerala, na Índia; kattu arali (காட்டரளி) no estado adjacente de Tamil Nadu; famentana , kisopo , samanta ou tangena em Madagascar; e pong-pong , buta-buta , bintaro ou nyan no sudeste da Ásia. No Sri Lanka , é conhecido como "ගොන් කදුරු" ("gon kaduru") em cingalês . Árvore assassina.
PARTE TÓXICA
Sementes
PRINCÍPIO ATIVO
Os grãos de C. odollam contêm cerberina , uma cardenolida do tipo digoxina e uma toxina glicosídica cardíaca que bloqueia os canais iônicos de cálcio no músculo cardíaco , causando a interrupção do batimento cardíaco, na maioria das vezes fatalmente.
SINTOMATOLOGIA
Os sinais comum da toxicidade nos seres humanos foram notados: as anormalidades eletrocardiográficas foram notadas como comuns, sendo as mais comuns a bradicardia sinusal. Cerca de metade dos pacientes desenvolve trombocitopenia. A estimulação cardíaca temporária tem sido usada no tratamento, além de outras medidas de suporte. A dificuldade em detetar cerberin em autópsias e a capacidade de temperos fortes para mascarar seu gosto o torna um agente de homicídio e suicídio na Índia ; houve mais de 500 casos de envenenamento fatal por Cerbera entre 1989 e 1999 no estado de Kerala, no sudoeste da Índia . Uma dose fatal do veneno está contida em um núcleo, levando à morte dentro de 1 a 2 dias. Sintomas comuns incluem: sensação de queimação na boca, expurgação, vômito violento, respiração irregular, dor de cabeça, arritmia cardíaca coma e eventual morte
TRATAMENTO
DESCRIÇÃO ,BOTÂNICA
Cerbera odollam tem uma grande semelhança com oleander , outra planta altamente tóxica da mesma família. Seus ramos são giratórios sobre o tronco, e suas folhas estão lotadas, com bases afiladas, ápices acuminados e margens inteiras. A planta como um todo produz um látex branco leitoso. Seu fruto, quando ainda verde, parece uma pequena manga , com uma concha fibrosa verde envolvendo um núcleo ovoide medindo aproximadamente 2 cm x 1,5 cm e consistindo de duas metades carnudas brancas cruzadas. Na exposição ao ar, o núcleo branco fica violeta, depois cinza escuro e, finalmente, marrom ou preto.
ORIGEM
India e Sul da Ásia
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Cerbera_odollam
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário