FAMÍLIA
Asteraceae
NOME CIENTÍFICO
Chrysanthemum spp.
SINONÍMIA
Chrysanthemum hortorum , Chrysanthemum grandiflorum e Chrysanthemun morifolium
NOME POPULAR
Crisântemo
PARTE TÓXICA
O centro da flor é tóxico, sobretudo para os animais. E embora não de maneira letal, pode provocar distúrbios como urticária, coceira, dermatite de contato também nos seres humanos. Os pequenos animais reconhecem o perigo e se afastam. Das flores do crisântemo se extrai um inseticida natural, o piretro.
PRINCÍPIO ATIVO
Piretrinas
SINTOMATOLOGIA
Dermatite e leves distúrbios intestinais. Em insetos, piretrinas rapidamente causam a morte pela paralisação do sistema nervoso por meio do rompimento do sistema de transporte de íons da membrana dos axônios,
A intoxicação humana aguda a partir da exposição a esses inseticidas é rara.
TRATAMENTO
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
As milhares de variedades cultivadas existentes vão desde cultivares anões com aproximadamente 30 cm de altura a plantas com cerca de 1 m de altura, cujos botões florais são por vezes retirados para que se desenvolva uma única grande inflorescência no ápice da planta. As inflorescências variam bastante na forma e nas cores, e podem ser classificadas, por exemplo, como simples, semidobradas, bola, pompom, anêmona e spider. Quanto a cor podem ser amarelas, brancas, cor-de-rosa, vermelhas e também de tons intermediários entre estas cores.
ORIGEM
Asiática
FONTE
www.luispellegrini.com.br/belas-e-perigosas-cuidado-com-as-flores-venenosas-elas
Formatação: Helio Rubiale
Nenhum comentário:
Postar um comentário