PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2009

AÇÃO DOS COMPONENTES TÓXICOS DAS PLANTAS



lesões mais comuns

1.ALCALÓIDES
Compostos que contém nitrogênio e de gosto muito amargo. Afetam os seguintes órgãos:
a.Sistema Nervoso: Estimulante, tranqüilizante, convulsões, espasmos e dor, dilatação pupuilar e ação no músculo cardíaco.,
b.Sistema Digestivo:Irritações na mucosa gástrica, diarréias, vômitos e comprometimento hepático;
c.Sistema Circulatório: Alteração da pressão;
d.Sistema Respiratório: Dilatar os brônquios, aumento da respiração, parada respiratória;
e.Psicotrópicos: Afetam a mente e a percepção

2.GLICOSÍDIOS
São derivados de açucares.
a.Glicosídeos cianogenéticos: Quando hidrolisado produz o ácido cianídrico. Impede a respiração celular, vômitos, debilidade nos membros, visão turva, convulsões, perda de consciência, parada cardiorespiratória, chegando a morte.
b.Glicosídeos cardíacos: Atuam no músculo cardíaco, aumentando a potencia dos ritmos, isto é, taquicardia e até parada cardíaca.

3.TANINOS
São compostos polifenólicos, muito adstringente e de sabor amargo. Agem no sistema digestivo, causando diarréias, dores estomacais, dor de cabeça e outras.

4.OXALATOS
Quando ingerida, há uma combinação entre o oxalato de sódio do vegetal, com o oxalato de cálcio e magnésio do organismo, causando: Mal estar, corrosão da mucosa; , irritação da boca, gengiva e estomago; vômitos, diarréias, problemas respiratórios.

5.FITOTOXINAS
Exercem função fototóxica. Causam lesões na pele quando reagem com a luz solar, manifestando-se como dermatites, lesões cutâneas e manchas.

6.AZEITES ESSENCIAIS
Afetam a pele externamente produzindo dermatites. Afetam também o sistema nervoso central, o fígado e tem efeito abortivo em mulheres grávidas.

7.SAPONINAS
São glicosídeos vegetais que se caracteriza por produzir espumas quando misturado com a água. Ingeridas podem causar: Irritação na mucosa digestiva, vômitos, dos de estomago, hemorragias, tonturas.

8.RESINAS
Resina é uma secreção formada especialmente em canais de resina de algumas plantas como, por exemplo, árvores coníferas. Numa ferida na casca da árvore, a resina escoa lentamente, endurecendo por exposição ao ar.. As plantas produzem resinas por várias razões, para cicatrizarem as feridas da planta, matam insetos e fungos, e permitem que a planta elimine acetatos desnecessários.

9.MINERAIS

10.COMPOSTOS SENSIBILIZANTES

Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário