Atualmente as crianças estão mais em contato com a natureza, passam mais tempo nos parques, jardins e no campo; não deixando de ser uma atitude sadia. As crianças pequenas são as que se deve dar especial atenção, pois pela própria natureza, na ânsia de conhecer e explorar o mundo em que vivem, levam tudo à boca. É num desses momentos que poderá levar uma plantinha bonitinha, atrativa e de um certo modo inofensiva, porém com alto grau de toxidade e perigo. Estas plantas podem estar presentes em qualquer lugar, e pior ainda, desconhecidas pelos próprios pais. Deste modo, os pais devem seguir as seguintes orientações:
1- Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores. Ligue para o Centro de Intoxicação de sua região em caso de dúvidas;
2- Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças;
3- Evite preparar remédios ou chás caseiros com plantas medicinais sem orientação médica;
4- Procure imediatamente orientação médica em casos de acidente.
POSSÍVEIS SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO
Se a criança entrou em contacto com uma planta que é tóxica poderá ter alguns sintomas reconhecíveis. Para tanto, torna-se imperativo que saiba reconhecê-los para o imediato pronto atendimento por profissionais especializados
ALGUNS SINTOMAS MAIS COMUNS
1-Se a criança apenas tocou na planta, poderá apresentar os seguintes sintomas tópicos:
a) Urticária
b) Ampolas
c) Ulceração
d) Irritação nas mucosas oculares
2-Se a criança ingeriu a planta ou parte dela, apresentará:
a) Náuseas
b) Vómitos
d) Dores abdominais
e) Cãibras
* poderá entrar em estado de coma
PROCEDIMENTOS IMEDIATOS
Examine bem a criança. Caso apresente urticárias ou inchaços, mantenha a calma, evite o pânico. Lave imediatamente a região afetada com água e sabão. Se apresentar algum tipo de inflamação ocular, lave apenas com água. Se a criança ingeriu a planta ou parte dela, imediatamente ligue para o Centro de Informação de sua cidade, informando, sempre que possível a espécie ou característica da planta e a quantidade ingerida. (Os telefones e localidades estão no final do site)
Gostaria de saber se uma planta que tenho em casa é ou não tóxica, minha filha ingeriu, tenho fotos dela, podria me ajudar? Meu email é aurelia.hubner @gmail.com obrigada.
ResponderExcluir