PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

WIKIPEDIA

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2009

CHAPÉU-DE-NAPOLEÃO - Thevetia peruviana Schum-Plantas Tóxicas-17









Flor laranja e frutos


Flor amarela

Frutos


Árvore
CHAPÉU-DE-NAPOLEÃO


FAMILIA:
Apocynaceae.

NOME CIENTÍFICO: 
Thevetia peruviana Schum.

NOME POPULAR: 
jorro-jorro, bolsa-de-pastor. Noz-de-cobra, cerbera , auaí-guaçu
P
ARTE TÓXICA: 
todas as partes da planta.

PRINCÍPIO ATIVO: 
Glicosídeos Cardiotóxicos

SINTOMATOLOGIA
Quadro semelhante à intoxicação por digitálicos.
Normalmente são observados vômito, hiperpotassemia e arritmias cardíacas. As bradiarritmias incluem bradicardia sinusal, parada sinoatrial, bloqueio AV de segundo ou terceiro graus e assistolia. As taquiarritmias incluem taquicardia atrial paroxística com bloqueio AV, taquicardia juncional acelerada, bigeminia ventricular, taquicardia ventricular, taquicardia ventricular bidirecional e fibrilação ventricular.
Ingestão:dor/queimação, sialorreia, náuseas, vômitos, cólicas abdominais,diarreia.
Manifestações neurológicas: cefaleia, tonturas, confusão mental e distúrbios visuais.
Distúrbios cardiovasculares: arritmias, bradicardia, hipotensão.
Contato ocular: fotofobia, congestão conjuntival, lacrimejamento.

TRATAMENTO
Tratamento de suporte, com atenção especial aos distúrbios hidroeletrolíticos. Antiarrítmicos habituais nos distúrbios de ritmo. Antiespasmódicos, antieméticos, protetores de mucosa e adsorventes intestinais.
Contato ocular: lavagem com água corrente, colírios antissépticos, analgésicos e avaliação oftalmológica.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
O chapéu-de-napoleão é uma planta arbustiva, de textura lenhosa, e folhagem e floração decorativas. O caule é ramificado, com casca cinzenta e seiva leitosa, muito tóxica. As folhas têm formato linear a lanceolado, são coriáceas, brilhantes, glabras e alternas, com pecíolos curtos e nervura central bem marcada, de tonalidade mais clara. As flores são muito bonitas, tubulares, perfumadas, de coloração laranja ou amarela. Os frutos são do tipo drupa e muito atrativos, de formato subgloboso, como uma castanha, com duas a quatro sementes grandes e venenosas. Ocorrem ainda variedades de flores brancas ou róseas.

ORIGEM: 
Brasil

Fonte:
http://www.saude.ufpr.br/portal/medtrab/wp-content/uploads/sites/25/2016/08/Manual-de-Toxicologia-Cl%C3%ADnica_pdf.pdf
Formatação: Helio Rubiales

3 comentários:

  1. regiane
    oi aqui na minha cidade tem muita gente ingerindo a semente de chapeu de napoleão com a intenção de perder pesso e muita gente jja foi para no hospital.

    ResponderExcluir
  2. A ingestão dessas sementes, como você leu no texto, provoca sérios problemas gastrintestinais, como náuseas, vômitos, cólicas e diarréia. Há também distúrbios
    cardíacos que, dependendo da quantidade de glicosídios introduzida no organismo, pode levar ao óbito por parada cardíaca em sístole.
    É fácil entender pelos sintomas porque as pessoas usam com a finalidade emagrecedora (vômitos e diarréias), há uma tremenda desidratação,mas isso é apenas ilusório, o individuo perde água e acha que está emagrecendo, porem as conseqüências são graves.

    ResponderExcluir
  3. tomem muito cuidado antes de começar a usar essa tal semente.informen-se antes procure saber mais sobre ess semente e qualquer outra coisa q vcs nao saibam oq é

    ResponderExcluir