Lauráceas
NOME CIENTÍFICO
Cinnamomum camphora
NOME POPULAR
Canforeira, alcanforeira, cânfora, Nome francês: Camphrier, arbre à camphre, camphre, Nome inglês: camphor tree , Nome alemão: Kampferbaum . Nome italiano: cinnamomum camphora e Nome espanhol: Alcanforero
SINONÍMIA
PARTE TOXICA
Madeira dos ramos e caule
PRINCIPIO ATIVO
Essência aromática ou óleo essencial: cânfora, safrol e terpineol.
SINTOMAS
Toxicidade Menor: A ingestão dessas plantas pode causar doenças menores, como vômitos ou diarreia. Pode apresentar reações alérigicas.
TRATAMENTO
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Cinnamomum camphora é uma grande árvore (megafanerófito) de folha perene, com ramos frágeis que alcançam os 20 metros de altura. As folhas são de filotaxia alterna, pecioladas, de forma ovalada, coriáceas e acuminadas, de coloração verde brilhante e com três nervuras principais. As folhas apresentam nas axilas umas pequenas glândulas. As flores são brancas amareladas e ocorrem em maio-junho, agrupadas em panículas corimbosas dispostas nas suas axilas. O fruto é uma baga em forma de globo de coloração avermelhada que se torna negro quando amadurece. A espécie apresenta uma fitoquímica complexa, rica em princípios activos. O óleo de cânfora é obtido por destilação a vapor da madeira desta espécie.
ORIGEM
Extremo Oriente, particularmente do Taiwan, do Japão e da China meridional.
Fontes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinnamomum_camphora https://www.criasaude.com.br/N18354/fitoterapia/canforeira.html
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário