Rosaceae
NOME CIENTÍFICO
Prunus ssp.
NOME POPULAR
amendoeira, amêndoa-de-coco, amêndoa-durázio e amêndoa-molar
SINONÍMIA
PARTE TOXICA
Semente
PRINCIPIO ATIVO
Glicosídeo cianogênico amigdalina
SINTOMAS
No momento em que essas sementes trituradas entrarem em contato com enzimas gástricas, a amigdalina é degradada em cianeto de hidrogênio, interferindo no suprimento de oxigênio celular do organismo, podendo causar paralisia, insuficiência cardíaca e pulmonar, coma, podendo levar à morte. Dessa forma, deve ficar claro, que a ingestão de algumas sementes sem mastigá-las não causa qualquer problema, pois a mesma é provida de uma forte camada exterior que é resistente aos sucos digestivos e será eliminada.
OBS:.
Mas não é preciso criar pânico! Antes de serem liberadas para consumo, elas são obrigatoriamente processadas para remover o veneno.
TRATAMENTO
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
É uma espécie de árvores de folhas caducas da família Rosaceae. A semente do seu fruto é geralmente considerada como um fruto seco: a amêndoa. Tal como o pessegueiro, pertence ao subgênero Amygdalus. É nativa do oriente médio, nas regiões de clima mediterrâneo da Síria, Turquia, e Paquistão, apesar de já ter sido introduzida em vários outros lugares. Apesar de o termo amêndoa se referir ao fruto da amendoeira (Prunus dulcis), usualmente ele também é referido a sua semente, ou mesmo às sementes de outras variedades de amendoeiras. De tais sementes, são extraídos óleos e essências possuidores de propriedades medicinais e muito utilizados na indústria de cosméticos e na produção do licor amaretto.
ORIGEM
Oriente médio
Fontes
http://www.saude.ufpr.br/portal/medtrab/wp-content/uploads/sites/25/2016/08/Manual-de-Toxicologia-Cl%C3%ADnica_pdf.pdf
https://super.abril.com.br/blog/superlistas/8-comidas-venenosas-que-voce-adora-comer/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Castanheira
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário