FAMÍLIA
Hyacinthaceae
NOME CIENTÍFICO
Hyacinthus orientalis
SINONÍMIA
NOME POPULAR
Jacinto, Hiacinto, Hiacinto-de-jardim, Jacinto-comum, Jacinto-de-jardim, Jacinto-holandês
PARTE TÓXICA
Embora as flores sejam tóxicas, a parte mais perigosa para os gatos é o bulbo. Provoca transtornos digestivos como a irritação gastrointestinal, diarreia e vômitos.
PRINCÍPIO ATIVO
SINTOMATOLOGIA
O bolbo do Jacinto pode ser alérgico ao contacto para algumas pessoas e em circunstância alguma deve ser ingerido (atenção às crianças mais curiosas!) por causar fortes dores de estômago. O aroma, tão agradável para muita gente, chega a ser forte demais para outras pessoas, que podem sentir náuseas e dores de cabeça.
TRATAMENTO
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
O jacinto é uma planta bulbosa e herbácea com uma belíssima floração na primavera. Seus bulbos são tunicados, podendo ser esbranquiçados ou arroxeados de acordo com a variedade. As folhas são espessas, brilhantes e longas e surgem em numero de quatro a seis na primavera. A inflorescência é ereta e simples, de formato cilíndrico, com numerosas flores cerosas, simples ou dobradas, duráveis e muito perfumadas, de cor rosa, azul, branca, vermelha, laranja ou amarela. Há mais de 60 variedades disponíveis. Chega a atingir a altura de 0.1 a 0.3 metros . Luminosidade: Sol Pleno Ciclo de Vida: Perene
CATEGORIA
Bulbosas
CLIMA
Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
ORIGEM
África, Ásia, Europa
Fontes:
www.jardineiro.net/plantas/jacinto-hyacinthus-orientalis.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário