FAMILIA
Araceae
NOME CIENTÍFICO
Arisaema spp.
SINONÍMIA
Arisaema candidissimum
NOME POPULAR
lírio de cobra listrado e o púlpito chinês no púlpito
PARTE TÓXICA
Toda a planta
PRINCÍPIO ATIVO
Cristais de oxalato de Cálcio
SINTOMATOLOGIA
Cristais insolúveis de oxalato de cálcio causam queimação oral imediata, dor e ardência em contato com as membranas mucosas. Poderá ocorrer edema dos lábios, da língua e da faringe. Em casos raros, o edema de glote poderá levar à obstrução da via aérea. Os sintomas geralmente se resolvem em poucas horas.
Oxalatos solúveis podem ser absorvidos para o interior da circulação, onde se precipitam com o cálcio, o que poderá ocasionar hipocalcemia aguda e insuficiência múltipla de órgãos, incluindo necrose tubular renal
MECANISMOS DE TOXICIDADE
TRATAMENTO
Administrar solução de cálcio a 10% (cloreto ou gliconato) para contra-atacar a hipocalcemia sintomática.
Em caso de ingestão, diluir com água natural; não induzir vômito, nem administrar carvão.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
É geralmente descrito como crescendo a partir de tubérculos , embora a Enciclopédia AGS de Alpines diz que a maioria das espécies de Arisaema crescem a partir de cormos "frequentemente descritos erroneamente como tubérculos". Ele não aparece acima do solo até o final da primavera ou início do verão (tipicamente junho nas Ilhas Britânicas). A inflorescência é produzida antes que as folhas se abram totalmente e tenham a forma aróide usual. As flores pequenas estão na base de uma espádice fina que é cercada por um spathe capuz. A espata tem 8–10 cm (3–4 in) de comprimento, em uma haste de cerca de 15 cm (6 pol) de altura. Varia na cor, tipicamente branco, frequentemente rosado ou branco-esverdeado ou creme, com listras verdes por fora e rosa por dentro. As folhas têm cerca de 30 cm (12 pol) de comprimento, com três lóbulos, cada um com até 20 cm (8 pol) de comprimento.
ORIGEM
China Ocidental
Fontes:
http://www.saude.ufpr.br/portal/medtrab/wp-content/uploads/sites/25/2016/08/Manual-de-Toxicologia-Cl%C3%ADnica_pdf.pdf (pag. 70)
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário