Solanaceae
NOME CIENTÍFICO
Brugmansia arborea
SINONÍMIA
Datura arborea L., Datura cornigera Hook., Datura stramonium,
Brugmansia arborea (L.) Lagerh. , Brugmansia cornigera (Hook.) Lagerheim, Brugmansia knightii Hort. ex Dun. , Datura speciosa Salisb.
NOME POPULAR
Enágua-de-vénus
PARTE TÓXICA
Todas as partes da planta
PRINCÍPIO ATIVO
Liberta alcaloides anticolinérgicos, uma poderosa toxina, contendo atropina, hiosciamina e escopolamina.
SINTOMATOLOGIA
TRATAMENTO
A proteção do paciente aos perigos que seu comportamento agressivo possa levá-lo, acompanhado de lavagem gástrica precoce e enérgica, utilizando-se sonda de calibre suficiente para a passagem de restos do vegetal. A lavagem pode ser feita com água ou de preferência com soluções de permanganato de potássio ou de ácido tânico 4%. A hipertermia deve ser tratada com medidas físicas (bolsas de gelo, compressas úmidas, etc), pois os analgésicos são geralmente ineficazes. Sedativos diazepínicos ou barbitúricos podem ser utilizados no controle da agitação psicomotora muito intensa. Seu emprego deve ser cauteloso, pois podem potencializar o estado depressivo que segue a agitação psicomotora (Schvartsman, 1979). Fenotiazinas são contra-indicados devido as suas propriedades anticolinérgicas. A fisiostigmina é um antídoto eficaz, porém é necessária muita cautela na sua administração. A dose da fisiostigmina para adultos é de 2mg por injeção intravenosa, podendo ser repetida a cada 15 minutos. A dose nunca deve exceder 4mg em meia hora (Coremans et al., 1994). Correções dos distúrbios hidrelitrolíticos e metabólicos, juntamente com assistência respiratória adequada, completam o tratamento.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
É uma planta arbustiva, herbácea, florífera e ornamental, conhecida por ser tão bela quanto venenosa. Ela é nativa da Ásia, mas naturalizou-se por diversos países, principalmente sob clima tropical. De ramagem ereta e ramificada, ela cresce de 0.9 até 3 metros de altura, mas tende a se espalhar mais horizontalmente do que na vertical. As folhas são ovaladas, geralmente glabras, simples, inteiras ou lobadas, alternas, de cor verde escura a ligeiramente azulada e liberam um aroma desagradável quando amassadas ou podadas. Floresce do meio do verão até o fim do outono, despontando flores terminais, solitárias, eretas , de flores pendentes. Elas são grandes, hermafroditas e possuem forma de trombeta, podendo ter uma corola simples, dupla ou tripla e se apresentam nas cores branca, perfumadas ou não, dependendo da cultivar. Cada flor se abre por apenas um dia, e são atrativas para mariposas noturnas, suas principais polinizadoras. Os frutos que se seguem são do tipo cápsula, redondos e nodosos, ao invés de espinhosos, como nas outras espécies do mesmo gênero. Eles são deiscentes, abrindo-se quando maduros em quatro valvas e liberando assim numerosas sementes.
ORIGEM
Dos Andes, Bolívia, Colômbia e Peru
Fontes:
Pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário