PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

WIKIPEDIA

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2018

IRIS - Iris pseudacorus - Planta Tóxica - 091



FAMÍLIA
Iridaceae
NOME CIENTÍFICO
Iris pseudacorus
NOME POPULAR
Lírios.
PARTE TÓXICA
O que torna a íris amarela tóxicos são os glicosídeos, ou moléculas de açúcar ligados, que são encontradas em todas as partes da planta. É venenoso para a maioria dos animais, especialmente pastando animais, incluindo seres humanos.
PRINCÍPIO ATIVO
Glicosídeos, ou moléculas de açúcar ligados que são encontradas em todas as partes da planta.
SINTOMATOLOGIA
Os sintomas de envenenamento por íris amarelo incluem, mas não estão limitados a, gastroenterite, dor de estômago, náusea, vômito, diarreia, espasmos musculares e paralisia mesmo nos casos mais graves. Os sucos de rizomas da planta, que são hastes tubelike, causam irritação da pele após contato direto.
TRATAMENTO

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
As inflorescências surgem na primavera e verão e são compostas por cerca de duas flores. As flores são típicas do gênero Iris, com três sépalas caídas e três pétalas eretas. Cada sépala apresenta um tufo de pelos em sua linha média, na parte superior - a barba da íris. Esta barba é geralmente branca com amarelo. As flores são originalmente azuis ou brancas, mas atualmente há centenas de híbridos e variedades das mais diversas cores e combinações em degrade. Ocorrem ainda variedades com folhas variegadas de branco. São, vulgarmente, designadas como lírios, embora tal termo se aplique com mais propriedade a outro tipo de flor.O nome deste gênero deriva da deusa grega Iris que transportava as mensagens do Olimpo para a Terra caminhando através de um arco-íris. Segundo a lenda, à medida que percorria o arco-íris, levava consigo pedaços dele presos à planta dos seus pés, de modo que quando caminhava na terra, de suas pegadas resultavam belas flores de todas as cores
Botânica. Planta tipo da família das iridáceas, cultivada muitas vezes por causa de suas folhas ornamentais e odoríferas. Sua forma incomum a destaca das outras flores, tornando fácil reconhecê-la. Apresenta três grupos de pétalas. Existem íris de todas as cores, em grande variedade de combinações. A planta atinge de 15cm a 2m de altura. As flores variam de 2,5 a 30cm de diâmetro. As folhas brotam diretamente dos rizomas. Os rizomas de algumas íris se assemelham a bulbos alongados. Contêm um veneno que, quando ingerido, provoca mal-estar e dores estomacais.

ORIGEM
Ásia, África e Europa
A íris amarela, ou Iris pseudacorus, pertence à família botânica de plantas.  Íris amarelo podem ser encontrado na maioria dos Estados Unidos continentais e em muitas áreas do mundo, especialmente em áreas pantanosas-tipo ao longo de córregos e rios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário