PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

WIKIPEDIA

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

domingo, 8 de junho de 2014

MANCHINEEL - Hippomane mancinella - Planta tóxica - 088


 

















Fruto
Fruto (parece uma maçã)
Frutos na areia da praia

FAMÍLIA
Euphorbiaceae
NOME CIENTÍFICO
Hippomane mancinella
SINONÍMIA
Hippomane aucuparia Biglandulosa Hippomane Cerifera Hippomane Hippomane dioica Hippomane fruticosa Hippomane glandulosa Hippomane horrida Ilicifolia Hippomane Mancanilla Hippomane Hippomane spinosa Zeocca Hippomane
NOME POPULAR
Manzanilla, Manzanilla de la muerte
PARTE TÓXICA
Toda a árvore
PRINCÍPIO ATIVO
A árvore contém 12-desoxi-5-hydroxyphorbol-6gamma, 7alfa-óxido, hippomanins, mancinellin e sapogeninas , phloracetophenone-2 ,4-dimetiléter está presente nas folhas, enquanto que os frutos possuem fisostigmina .
SINTOMATOLOGIA-TOXICOLOGIA
-A árvore e suas partes contêm fortes toxinas , algumas não identificado.
-Sua seiva leitosa contém forbol e outros irritantes da pele, produzindo dermatite alérgica forte.
-Em pé debaixo da árvore durante a chuva irá causar bolhas na pele no mero contato com o líquido (mesmo uma pequena gota  com a substância leitosa  irá fazer com que surjam bolhas na pele..
-Queimando a árvore pode causar cegueira se a fumaça atinger os olhos.
-O fruto é dito ser possivelmente fatal se ingerido, no entanto, "mortes por ingestão não são relatados na literatura moderna" (fonte 1991 Bygbjerg IC e HK Johansen:..
-O envenenamento terá complicações como  faringite estreptocócica e impetigo
envenenamento Manchineel complicada por faringite estreptocócica e impetigo .
 -A ingestão pode produzir gastroenterite grave, com hemorragia, choque, superinfecção bacteriana, e do potencial de comprometimento das vias aéreas devido ao edema.
Lesão na pele

TRATAMENTO
Pacientes com história de ingestão e ou queimaduras orofaringe ou sintomas gastrointestinais devem ter pronto atendimento médico hospitalar.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Manchineel é uma árvore atingir até 15 metros de altura com uma casca acinzentada, folhas verdes brilhantes e picos de pequenas flores esverdeadas. Seus frutos, que são semelhantes em aparência a uma maçã , são de cor verde ou amarelo-esverdeada quando maduro. A árvore manchineel pode ser encontrado perto ou  sobre áreas costeiras de  praias . Ele oferece excelentes quebra-ventos natural e suas raízes estabilizam a areia , ajudando assim a prevenir a  erosão da praia .


CURIOSIDADES
Em algumas partes de sua escala, muitas árvores carregam um sinal de alerta (por exemplo, em Curaçao), enquanto outros são marcados com um "X" vermelho no tronco para indicar perigo. Nas Antilhas francesas as árvores são muitas vezes marcadas com uma faixa vermelha pintada a alguns metros acima do solo. Em Bonaire, no entanto, as árvores estão sem identificação.



CURIOSIDADES HISTÓRICAS
No Caribe  a seiva desta árvore era usada para envenenar a ponta das  flechas;
Prisioneiros eram amarrados no  tronco da árvore, garantindo uma morte lenta e dolorosa;
No Caribe as folhas eram usadas para envenenar o abastecimento de água de seus inimigos;
O espanhol  e explorador Juan Ponce de León foi atingido por uma flecha que tinha sido envenenada com a seiva de Manchineel  durante a batalha com o Calusa na Flórida , morrendo pouco depois
ORIGEM
Flórida , no Estados Unidos , nas Bahamas , o Caribe , América Central e norte da América do Sul.

FONTES
pt.wikipedia.org
Plantas venenosas: um manual para médicos, farmacêuticos, toxicologistas, biólogos e veterinários, por Dietrich Frohne e Hans Jürgen Pfänder 2005.).
Formatação: Helio Rubiales





Nenhum comentário:

Postar um comentário