Euphorbiaceae
NOME CIENTÍFICO
Hippomane mancinella
SINONÍMIA
Hippomane aucuparia Biglandulosa Hippomane Cerifera Hippomane Hippomane dioica Hippomane fruticosa Hippomane glandulosa Hippomane horrida Ilicifolia Hippomane Mancanilla Hippomane Hippomane spinosa Zeocca Hippomane
NOME POPULAR
Manzanilla, Manzanilla de la muerte
PARTE TÓXICA
Toda a árvore
PRINCÍPIO ATIVO
A árvore contém 12-desoxi-5-hydroxyphorbol-6gamma, 7alfa-óxido, hippomanins, mancinellin e sapogeninas , phloracetophenone-2 ,4-dimetiléter está presente nas folhas, enquanto que os frutos possuem fisostigmina .
SINTOMATOLOGIA-TOXICOLOGIA
-A árvore e suas partes contêm fortes toxinas , algumas não identificado.
-Sua seiva leitosa contém forbol e outros irritantes da pele, produzindo dermatite alérgica forte.
-Em pé debaixo da árvore durante a chuva irá causar bolhas na pele no mero contato com o líquido (mesmo uma pequena gota com a substância leitosa irá fazer com que surjam bolhas na pele..
-Queimando a árvore pode causar cegueira se a fumaça atinger os olhos.
-O fruto é dito ser possivelmente fatal se ingerido, no entanto, "mortes por ingestão não são relatados na literatura moderna" (fonte 1991 Bygbjerg IC e HK Johansen:..
-O envenenamento terá complicações como faringite estreptocócica e impetigo
envenenamento Manchineel complicada por faringite estreptocócica e impetigo .
-A ingestão pode produzir gastroenterite grave, com hemorragia, choque, superinfecção bacteriana, e do potencial de comprometimento das vias aéreas devido ao edema.
TRATAMENTO
Pacientes com história de ingestão e ou queimaduras orofaringe ou sintomas gastrointestinais devem ter pronto atendimento médico hospitalar.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Manchineel é uma árvore atingir até 15 metros de altura com uma casca acinzentada, folhas verdes brilhantes e picos de pequenas flores esverdeadas. Seus frutos, que são semelhantes em aparência a uma maçã , são de cor verde ou amarelo-esverdeada quando maduro. A árvore manchineel pode ser encontrado perto ou sobre áreas costeiras de praias . Ele oferece excelentes quebra-ventos natural e suas raízes estabilizam a areia , ajudando assim a prevenir a erosão da praia .
Em algumas partes de sua escala, muitas árvores carregam um sinal de alerta (por exemplo, em Curaçao), enquanto outros são marcados com um "X" vermelho no tronco para indicar perigo. Nas Antilhas francesas as árvores são muitas vezes marcadas com uma faixa vermelha pintada a alguns metros acima do solo. Em Bonaire, no entanto, as árvores estão sem identificação.
No Caribe a seiva desta árvore era usada para envenenar a ponta das flechas;
Prisioneiros eram amarrados no tronco da árvore, garantindo uma morte lenta e dolorosa;
No Caribe as folhas eram usadas para envenenar o abastecimento de água de seus inimigos;
O espanhol e explorador Juan Ponce de León foi atingido por uma flecha que tinha sido envenenada com a seiva de Manchineel durante a batalha com o Calusa na Flórida , morrendo pouco depois
ORIGEM
Flórida , no Estados Unidos , nas Bahamas , o Caribe , América Central e norte da América do Sul.
FONTES
pt.wikipedia.org
Plantas venenosas: um manual para médicos, farmacêuticos, toxicologistas, biólogos e veterinários, por Dietrich Frohne e Hans Jürgen Pfänder 2005.).
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário