Agavaceae
NOME CIENTÍFICO
Agave attenuata
NOME POPULAR
agave-dragão, pescoço-de-cisne, tromba-de-elefante, Lion´s Tail.
PARTE TÓXICA
Folhas e raiz
PRINCÍPIO ATIVO
As plantas agave formam seis lados de ráfides que contêm saponinas. Saponinas são compostos com núcleos de esteroides que estão ligados a um ou mais açúcares. Eles também são conhecidos como glicosídeos esteroides, e são encontrados em muitas famílias de plantas, além da família Agavaceae.
SINTOMATOLOGIA
Os sintomas de irritação da seiva do agave incluem pruridos e ardor na pele. Lesões oculares são possíveis se a seiva tiver contato com os olhos.
BOTÂNICA
Agave attenuata, de folhas grossas de coloração verde-clara acinzentada, é conhecida popularmente como agave-dragão ou pescoço-de-cisne devido à forma como a sua inflorescência se apresenta, numa espiga de flores muito alta e espessa, curvando com o peso. O nome científico attenuata significa “frágil” ou “fino”. Podendo atingir até 1,5 metros de altura e de diâmetro, chegando aos 4 a 5 metros de altura, se contarmos a inflorescência esticada. É uma planta de tronco formado pelas folhas velhas, com interior quase lenhoso e bastante úmido. As folhas partem-se facilmente e revelam o carácter suculento da planta. Junto à base e ao longo do tronco é vulgar aparecerem rebentos que se desprendem ou criam raízes a partir da planta mãe. Tem tendência a fenecer ou mesmo morrer após ter produzido frutos. Suporta bem condições extremas, adaptando o seu desenvolvimento ao tipo de solo e à disponibilidade da água, mas não aguenta secas prolongadas nem temperaturas abaixo dos 10°C
ORIGEM
Formatação: Helio Rubiales
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário