PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

WIKIPEDIA

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de junho de 2014

AGAVE-DRAGÃO - Agave attenuata - Planta venenosa - 083






FAMÍLIA
Agavaceae
NOME CIENTÍFICO
Agave attenuata
NOME POPULAR
agave-dragão,  pescoço-de-cisne, tromba-de-elefante, Lion´s Tail.
PARTE TÓXICA
Folhas e raiz
PRINCÍPIO ATIVO
As plantas agave formam seis lados de ráfides que contêm saponinas. Saponinas são compostos com núcleos de esteroides que estão ligados a um ou mais açúcares. Eles também são conhecidos como glicosídeos esteroides, e são encontrados em muitas famílias de plantas, além da família Agavaceae.
SINTOMATOLOGIA
Os sintomas de irritação da seiva do agave incluem pruridos e ardor na pele. Lesões oculares são possíveis se a seiva tiver contato com os olhos.
BOTÂNICA
Agave attenuata, de folhas grossas de coloração verde-clara acinzentada, é conhecida popularmente como agave-dragão ou pescoço-de-cisne devido à forma como a sua inflorescência se apresenta, numa espiga de flores muito alta e espessa, curvando com o peso. O nome científico attenuata significa “frágil” ou “fino”. Podendo atingir até 1,5 metros de altura e de diâmetro, chegando aos 4 a 5 metros de altura, se contarmos a inflorescência esticada. É uma planta de tronco formado pelas folhas velhas, com interior quase lenhoso e bastante úmido. As folhas partem-se facilmente e revelam o carácter suculento da planta. Junto à base e ao longo do tronco é vulgar aparecerem rebentos que se desprendem ou criam raízes a partir da planta mãe. Tem tendência a fenecer ou mesmo morrer após ter produzido frutos. Suporta bem condições extremas, adaptando o seu desenvolvimento ao tipo de solo e à disponibilidade da água, mas não aguenta secas prolongadas nem temperaturas abaixo dos 10°C
ORIGEM
planta originária do México
Formatação: Helio Rubiales



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário