PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

WIKIPEDIA

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NOGUERIA-DE-IGUAPE - Aleurites moluccana - Planta Venenosa - 68

 Ficheiro:Starr 020803-0119 Aleurites moluccana.jpg

FAMILIA
Euphorbiaceae
NOME CIENTíFICO
Aleurites moluccana (L.) Willdenow
SINONÍMIA
Candleberry, Candlenut oil tree, Indian ou Belgaum walnut, Varnish tree
NOME POPULAR
Nogueira-de-Iguape, nogueira-brasileira e noz-da-india
PARTE TÓXICA
Várias partes da planta, principalmente as sementes
PRINCÍPIO ATIVO
Toxialbumina, saponina
SINTOMATOLOGIA
Os sintomas de toxicidade, podem ser observados 20-40 minutos após a ingesta das nozes.Que são náuseas, vômitos, cólicas abdominais violentas, diarreia, evoluindo para sede intensa, secura nas mucosas, letargia e desorientação.Nos casos mais graves, ocorre desidratação acentuada, dilatação das pupilas, taquicardia, taquipneia e hipertermia. A intensidade dos sintomas varia de acordo com cada organismo, e já pode ser observado com a ingestão de uma noz.
TRATAMENTO
Atendimento médico
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
É uma árvore ornamental, que poderá crescer até 12 metros de altura, possuindo uma copa com 8 metros de diâmetro, cujas folhas são grandes, com pecíolo longo,  semi-caducas e também possui a face inferior prateada. As sementes são oleaginosas e madeira branca. Nos meses de outubro a novembro, produz uma flor branca. Suas flores são minúsculas e agrupam-se em panículas nas extremidades dos ramos.Os frutos são semilenhosos em cápsula ovóide, medindo de 5 a 6 cm de comprimento,contendo duas sementes grandes, ásperas e oleaginosas, envoltas por uma polpa carnosa.

ORIGEM: Nativa da India e aclimatada no Brasil

Formatação: HRubiales
Fonte:
Débora Gikovate Barg
http://paisagismo-brasil.blogspot.com/2016/05/noz-da-india-aleurites-moluccana.html
Formatação:Helio Rubiales