PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

WIKIPEDIA

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MANIÇOBA - Manihot glaziovii Muell. Arg.- Planta Venenosa - 66


FAMILIA
Euphorbiaceae.
NOME CIENTÍFICO
Manihot glaziovii Muell. Arg.
NOME POPULAR
Maniçoba.maniçoba-do-ceará
PARTE TÓXICA
Folhas e brotos.
PRINCÍPIO ATIVO
Planta cianogênica, que possui glicosídeo cianogênico como princípio ativo principal, que se torna tóxico ao entrar em contato com enzima específica, presente no trato digestivo, que o hidroliza produzindo desta forma ácido cianídrico, glicose e benzaldeído. Os efeitos tóxicos, se devem por sua vez, ao íon cianeto, proveniente do ácido cianídrico, que atua inibindo a enzima citocromo oxidase, desta forma impedindo que as células recebam oxigênio das hemácias.
SINTOMATOLOGIA
Anóxia cerebral;
Liberam ácido cianídrico causando anóxia celular
1. Distúrbios gastrointestinais: náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, acidose metabólica, hálito de amêndoas amargas.
2.Distúrbios neurológicos: sonolência, torpor,convulsões e coma.
3.Crise típica: opistótono, trismas e midríase.
4.Distúrbios respiratórios: dispnéia, apnéia, secreções, cianose, distúrbios cárdiocirculatórios.
5.Hipotensão na fase final. Sangue vermelho rutilante.
TRATAMENTO
Rápido atendimento médico com exames laboratoriais para detecção de tiocianatos na saliva ou cianeto no sangue e procedimenbtos médicos
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Árvore de grande porte, com até 20 m de altura, de tronco roxo denegrido. Suas folhas são palmadas, ovais, glabras, verde claras, cobertas de matéria cerosa azulada. As sementes são brilhantes, duras, amarelas, pintadas de castanho.
ORIGEM
Encontrada mas encostas e serras de todo o nordeste do Brasil
Formatação: HRubiales
Fontes:
Jardineiro.net
Débora Gikovate Barg