PLANTAS TÓXICAS
Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais.
A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso


LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pesquisar este blog

VOCABULÁRIOS DE TERMOS TÉCNICOS

VOCABULÁRIOS DE TERMOS TÉCNICOS
Clique para consultar

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CAPIM MASSAMBARÁ - Sorghum alepense (L.)Pers- Planta Venenosa - 50



CAPIM MASSAMBARÁ
FAMÍLIA: Poaceae
NOME CIENTÍFICO: Sorghum halepense (L.) Pers
SINONÍMIA BOTÂNCICA:: Sorghum vulgare
NOMES POPULARES
Sorgo, capim Massambará, pasto russo, erva-de-são-joão
PARTES TÓXICAS: folhas e brotos
PRINCÍPIO ATIVO: glicosídeo cianogênico
SINTOMATOLOGÍA
Essa substância se ingerida pode causar anóxia celular (cianose), pela liberação de ácido cianidrico.. Distúrbios gastrointestinais: náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.
TRATAMENTO
Pronto atendimento, lavagem gástrica e procedimentos para neutralizar o ácido cianídrico
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
O gênero Sorghum apresenta duas espécies preocupantes em relação à cultura da cana-de-açúcar: S. arundinaceum e S. halepense. No Brasil a distribuição ainda está restrita em algumas regiões, mas nos países onde mais ocorrem causam grandes prejuízos. Com o avanço da cana-de-açúcar para outras regiões, a cultura tem se deparado com infestações onde estas espécies predominam. O capim-falso-massambará é uma planta anual, herbácea, cespitosa, ereta com inflorescências grandes do tipo panícula aberta do tipo pendente com 40 a 60 cm de comprimento e coloração marrom-avermelhada quando maduras (LORENZI, 1991). O capim-massambará é muito similar, mas é uma planta perene e entouceirada que apresenta inflorescência menor (15 a 30 cm). Além disso, apresenta rizomas subterrâneos que auxiliam no seu alastramento (LORENZI, 1991)
Débora Gikovate Barg

Um comentário:

  1. Com que produto eu faço o controle do massanbara na cultura da cana-de-açúcar

    ResponderExcluir