PLANTAS TÓXICAS


Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas se aplica àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação. A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou mucosas . Pela diversidade dessas plantas que vivem ao nosso redor, como plantas ornamentais nas residências, nos jardins e parques, cultivadas ou na sua forma silvestre. Deste modo, fica evidente o risco de intoxicação tanto para o homem como para os animais. A importância do grupo das plantas tóxicas, não está somente nos riscos que possam causar, mas também dos benefícios que podem proporcionar , já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso

ATENCÃO

AVISO IMPORTANTE

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico. Consulte sempre um profissional da saúde nos locais aqui divulgados

PREVENÇÃO

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais de estimação.

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 - Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região

WIKIPEDIA

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2009

MANDIOCA-BRAVA-Manihot utilissima Pohl (Manihot sculenta ranz)-Plantas Tóxicas-26






NIVEL DE INTOXICAÇÃO = 1














Raiz
MANDIOCA-BRAVA 


FAMÍLIA:
Euphorbiaceae.

NOME CIENTÍFICO:
Manihot utilissima Pohl.

NOME POPULAR:
Mandioca, maniva. mandioca-brava, mandioca-mulatinha, mandioca-preta, manbipeba

PARTE TÓXICA:
Raiz e folhas.

 PRINCÍPIO ATIVO
Glicosídios CianogênicoS (linamarina) Nesta variedade de mandioca, chamadas "bravas" cujas raízes, quando ingeridas cruas ou mesmo cozidas, podem provocar intoxicações, porque encerram uma substância (um glicosídeo cianogenético de nome "linamarina") capaz de produzir ácido cianídrico (HCN) quando em presença dos ácidos ou enzimas do estomago. As variedades "mansas" (aipins ou macaxeras) também o encerram, porém em quantidades inócuas. A secagem (pelo calor do sol ou de secadores) elimina veneno por volatilização

SINTOMATOLOGIA
Liberam ácido cianídrico causando anóxia celular
 1. Distúrbios gastrointestinais: náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, acidose metabólica, hálito de amêndoas amargas.
2.Distúrbios neurológicos: sonolência, torpor,convulsões e coma.
3.Crise típica: opistótono, trismas e midríase.
4.Distúrbios respiratórios: dispneia, apneia, secreções, cianose, distúrbios cárdiocirculatórios. 5.Hipotensão na fase final. Sangue vermelho rutilante.

TRATAMENTO
 Rápido atendimento com exames laboratoriais para detecção de tiocianatos na saliva ou cianeto no sangue e procedimentos médicos *Nitrito de Amila por via inalatória 30seg a cada 2min: formação de cianometahemoglobina (atóxica). *Nitrito de Sódio 3% - 10ml EV (adultos), se neces. tratar com Azul de Metileno + Vit C. *Hipossulfito de Sódio 25% - 25 a 50ml EV (adultos), 1ml/Kg (crianças). Dão origem a tiocianatos.O2. Hidroxicobalamina 15000mcg EV-formação de ciano-Cobalamina (atóxica). Esvaziamento gástrico.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Arbusto de até 2 m de altura, também denominado "mandioca-amarga". Apresenta caule e ramos nodosos de coloração pardo avermelhada e folhas verdes ou vermelho arroxeadas. As raízes são utilizadas como alimento. Abaixo da casca encontra-se um látex, viscoso, branco azulado, de cheiro característico, onde encontramos em maior quantidade o ácido cianídrico que é o princípio tóxico deste vegetal.

Formatação e pesquisa:Helio Rubiales
Fontes: www.diabetes.org.br portalsaofrancisco.com.br DeboraGikovateBargwww.cesaho.com.br/biblioteca_virtual/arquivos/arquivo_87_cesaho.pdfhttp://felix.ib.usp.br/bib141/Textos_Aulas/T6_PT.PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário